O que fazer nas Montanhas Capixabas, onde ficar e passeios

Vitória em dose dupla! A começar por ser o nome da capital de um estado que eu amo de paixão e, segundo, por ter sido minha primeira Press Trip. Para uma jornalista de viagem, é o reconhecimento do trabalho realizado dia a dia, com muito respeito e carinho, e a possibilidade de viver experiências e compartilhar informações exclusivas com outros viajantes.

Press Trip nas Montanhas Capixabas
Press Trip nas Montanhas Capixabas

E por falar em boas vibrações, quero agradecer às pessoas, instituições e parceiros que tornaram tudo isso possível: à coordenadora Liliajane do @naestradacomliliajane; à Patricia do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau – responsável por este projeto de promoção e desenvolvimento do turismo; ao Sebrae Espírito Santo e à Secretaria de Turismo. Como tive o privilégio de vivenciar momentos incríveis, faço questão de dividir muitas dicas e te digo: Vá, Viaje e descubra o que fazer nas Montanhas Capixabas, onde ficar e passeios!

 

Conheça as Montanhas Capixabas

As Montanhas Capixabas abrigam uma área composta por 10 municípios: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. Além de possuir paisagens belíssimas, a região é conhecida como o berço do agroturismo no estado, pois há muitas propriedades rurais e estabelecimentos que proporcionam momentos singulares aos turistas, como colheita de morangos ou hortaliças, harmonização de café, degustação de cervejas artesanais, queijos, entre outras iguarias. Outro ponto forte é o encontro de traços da colonização europeia em cada canto, muitos descendentes preservam suas tradições no modo de vida ou nas celebrações em festas típicas. Saiba mais no Instagram: @montanhascapixabasoficial ou no site www.montanhascapixabas.org.br.

O que fazer nas Montanhas Capixabas, onde ficar e passeios

Nos cinco dias de Press Trip, visitei alguns restaurantes e atrativos de diferentes cidades e fiquei hospedada em uma pousada e em um eco resort. Vou descrever detalhadamente o que fizemos.

 

Dia 1 

  • Almoço e harmonização de café no Restaurante Empório Pedra Bonita, em Marechal Floriano
  • Check-in e Jantar Colonial na Pousada dos Pinhos

Onde comer em Marechal Floriano 

Empório Pedra Bonita 

A gastronomia nas Montanhas Capixabas é muito rica e diversificada, e o Empório Pedra Bonita, além de oferecer uma comida caseira deliciosa e churrasco, ainda abriga uma cafeteria e um mercadinho. Em suas dependências, o visitante também pode conhecer a horta gratuitamente, como parte de um projeto de agroturismo.

Comida caseira e churrasco do Empório Pedra Bonita
Comida caseira e churrasco do Empório Pedra Bonita

A paixão por essas bandas começou lá atrás, quando o tataravô do Paulo, o senhor Mathias Gills, chegou em 1846, vindo da Alemanha.

Descendentes alemães do Senhor Mathias Gills
Descendentes alemães da família do Senhor Mathias Gills

E, como a expansão do café faz parte desse período, fechamos nossa visita com chave de ouro, experimentamos alguns cafés especiais de produtores locais. A excelente qualidade e as notas acima de 80 já indicavam que o fruto foi tratado de maneira singular nas fazendas, desde o plantio até a colheita.

Cafés especiais de produtores das Montanhas Capixabas

Vimos como é usada a prensa francesa, que deixa a bebida encorpada, aromatizada e com gosto mais intenso. Na sequência, realizamos a filtragem e, olhe só, os grãos ficaram mais granulados do que em pó no coador. Depois que esfria, conseguimos perceber o cheiro das especiarias.

Cafés especiais deixam mais granulados do que pó no coador
Cafés especiais deixam mais granulados do que pó no coador

Foi uma verdadeira experiência de sentidos, na qual pude observar algumas características, como as opções de moagem, por exemplo; sentir o aroma e aprender sobre como harmonizar a bebida tão amada por muitos brasileiros e pessoas de todo o mundo com diferentes pratos. O café que tomamos ali nunca mais será o mesmo, pois a safra do ano seguinte proporcionará um sensorial diferente, ou seja, uma vivência única! A experiência completa custa R$ 40,00.

Harmonização com café especial
Harmonização com café especial no Empório Pedra Bonita

Endereço: Rodovia BR-262 Km 66, Alto Santa Maria
Telefone: (27) 99570-6776
Site: www.emporiopedrabonita.com.br
Instagram: @emporiopedrabonita

 

Onde se hospedar em Domingos Martins

Pousada dos Pinhos

Retornei a Domingos Martins, tendo o privilégio de me hospedar em um lugar onde, ao abrir a janela do quarto, fui agraciada com a imponente Pedra Azul.

Onde se hospedar em Domingos Martins: na Pousada dos Pinhos
Onde se hospedar em Domingos Martins: na Pousada dos Pinhos

A Pousada dos Pinhos é tão espetacular que faz jus ao entorno de suas dependências. O quarto é sofisticado e muito espaçoso, com aquecedor, TV, frigobar, sofá, guarda-roupa e mesa, além de varanda.

Quarto espaçoso da Pousada dos Pinhos
Quarto espaçoso da Pousada dos Pinhos

O café da manhã é esplêndido e bem variado, com destaque para a chapa disponível, onde podemos preparar aquele queijinho delicioso – nunca vi algo assim em nenhuma outra hospedagem. No jantar colonial, comi lasanha, pizza, sopa, saladas, e tudo estava ótimo!

Café da manhã da Pousada dos Pinhos

A infraestrutura é completa, com piscinas ao ar livre e climatizada, quadras de tênis e de esportes, salão de jogos, brinquedoteca, academia, sauna, sala de TV, capela, e muito mais…

Piscina climatizada na Pousada dos Pinhos
Piscina climatizada da Pousada dos Pinhos

Fiquei imensamente feliz ao me deparar com uma trilha cercada por altos pinheiros. A cada passo, via a luz cruzando as flores, sentia o cheiro da floresta e a sensação mágica de caminhar por um lugar que parecia saído de um cenário de filme.

Trilha com pinheiros na Pousada dos Pinhos
Trilha na Pousada dos Pinhos

Ahhh, e ainda tive a sorte de ir na época do florescer das cerejeiras. Deseja vivenciar o clima das montanhas com conforto e um atendimento de excelência? Aconchegue-se na Pousada dos Pinhos!

Cerejeiras na Pousada dos Pinhos
Cerejeiras embelezam a Pousada dos Pinhos, em Domingos Martins

Endereço: Rodovia BR-262 Km 90 s/n – Pedra Azul – Domingos Martins

Telefone: (27) 3248-1115

Site: www.pousadadospinhos.com.br

E-mail: [email protected]

Instagram: @pousadadospinhos

 

Dia 2

  • Visita à Pedra Azul
  • Degustação de cerveja artesanal na Cervejaria Altezza e almoço no Restaurante Cordillera Mar e Fuego
  • Experiência Casa Nostra
  • Visita e degustação de café e de queijos na Fazenda Carnielli
  • Jantar Colonial na Pousada dos Pinhos

O que fazer nas Montanhas Capixabas: visitar a Pedra Azul

A natureza em sua forma mais imponente! A Pedra Azul, em Domingos Martins, é uma formação rochosa de coloração exótica, que pode ficar alaranjada ou rosa, dependendo da incidência do sol. Localizada a uma altitude de cerca de 1.822 metros, oferece uma vista privilegiada das Montanhas Capixabas. Faz parte de um conjunto que inclui ainda a Pedra das Flores e a Pedra do Lagarto, todas formadas há aproximadamente de 515 milhões de anos. É possível fazer uma trilha autoguiada em parte da pedra ou, para os mais aventureiros, subir de rapel até o cume. Quando estiver na região, não deixe de visitar esse pedacinho mágico do Espírito Santo.

Pedra Azul, em Domingos Martins
Pedra Azul, atração imperdível de Domingos Martins

Cervejaria Altezza

Visitamos a primeira cervejaria artesanal das Montanhas Capixabas. Seu nome Altezza, de origem italiana, significa altitude, e estar a 1.100 metros acima do nível do mar, entre Pedra Azul e Venda Nova do Imigrante, faz toda a diferença na qualidade. Além da degustação, ainda aprendemos um pouco sobre o processo de fabricação, no qual são utilizados maltes especiais, leveduras e lúpulos importados, e a água puríssima encontrada no local.

Degustação de cerveja artesanal na Cervejaria Altezza
Degustação de cerveja artesanal na Cervejaria Altezza

Eu gostei mais da Märzen, mas há outras opções aos apaixonados por cerveja: Ipa, Blond, Immigrati, Pérola Negra, Weiss, Porter e Pale Ale. Para harmonizar, saboreamos alguns pratos deliciosos do Cordillera Mar e Fuego, restaurante anexo à cervejaria.

Almoço no Cordillera Mar e Fuego
Almoço no Cordillera Mar e Fuego

Endereço: Estrada Vai e Vem, s/n – Castelo

Telefone: (28) 99989-3311

Site: www.cervejariaaltezza.com.br

Instagram: @cervejaaltezza

 

Experiência Casa Nostra

Na Experiência Casa Nostra, acompanhamos uma exposição que retrata um pouco da história dos 150 anos da Imigração Italiana (1874 – 2024) no Espírito Santo. Um convite a uma verdadeira viagem no tempo, onde objetos e vídeos nos remetem ao cotidiano e à trajetória dos italianos após a chegada em terras capixabas. O passeio pode ser feito por pessoas de todas as idades, inclusive, o empreendimento recebe visitas escolares, como parte do chamado Turismo Pedagógico, proporcionando aprendizado de forma imersiva e divertida. O mergulho cultural ocorre em um espaço bonito e arejado, no distrito de Pindobas. No local, há também uma loja com souvenirs, produtos de agroturismo e artesanato.

Objetos usados por imigrantes italianos no Espírito Santo

Depois, foi a vez de mergulharmos nas tradições e sabores, por meio de interações com personagens, músicas típicas e vivências nos cômodos, com a querida Nona e sua turma – o Nono havia ido jogar bocha e não estava presente – que nos ensinaram a fazer pãozinho e a famosa polenta.

Tombo da polenta na Experiência Casa Nostra

Ao som da sanfona e de canções da Itália, um dos momentos mais aguardados é o tombo da polenta, seguido de café da tarde, com bolo, pão caseiro, bolinho de chuva, queijo, doces e polenta com melado. Simplesmente divino, como um abraço carinhoso que aquece o corpo e a alma.

 

Ingresso: www.distritoturisticopindobas.com.br

Funcionamento: todos os dias, das 9 às 17h

Endereço: Rodovia Pedro Cola, Km 9, s/n – Fazenda Pindobas

Telefone: (28) 99973-4371

E-mail: [email protected]

Instagram: @casanostrapindobas

Fazenda Carnielli

Localizada em Venda Nova do Imigrante, a Fazenda Carnielli é muito reconhecida por seus cafés especiais 100% arábica, socol, queijos – alguns deles premiados. Ela é a primeira fazenda de Agroturismo do Brasil. O legado da família, que sempre se dedicou à agricultura, começou em 1921, quando Domenico Carnielli comprou as terras de Pedro Cola por 6 contos e 100 mil réis, em Venda Nova.

Cafés especiais da Fazenda Carnielli
Cafés especiais da Fazenda Carnielli

Abre todos os dias para visitação, com degustação de produtos. Na loja, há também embutidos de carne suína, como socol e ossocollo com Indicação de Procedência – INPI, lombo defumado e linguiça de pernil defumada, além de fubá de moinho de pedra, biscoitos, doces, geleias, antepastos e mel.

Caso esteja em São Paulo, eles têm uma filial no Shopping Portal do Morumbi, telefone (11) 99932-1272. Também contam com loja on-line, com entrega para todo o país, disponível neste link.

Degustação de produtos feitos na Fazenda Carnielli
Degustação de produtos feitos na Fazenda Carnielli

Funcionamento: de segunda a sábado, das 8 às 17h30. Domingo, das 8 às 16h30

Endereço: Rodovia Pedro Cola, Km 04 – Venda Nova do Imigrante

Telefone: (28) 99942-8336

Site: www.carnielli.com.br

Instagram: @fazendacarnielli

 

Dia 3

  • Banho de Floresta na Reserva Águia Branca
  • Almoço no Restaurante Grão da Terra
  • Visita ao Apiário Florin
  • Check-in no Hotel Fazenda China Park
  • Festival de Inverno de Domingos Martins

 

Banho de Floresta na Reserva Águia Branca

Você sabe o que é Shinrin-yoku?

É o Banho de Floresta! O termo foi criado em 1982 pelo governo japonês para encorajar as pessoas a saírem de casa e passarem um tempo na natureza. E foi exatamente o que fizemos na Reserva Águia Branca, em Vargem Alta, que protege cerca de 2.200 hectares de Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta, infelizmente!

Reserva Águia Branca, nas Montanhas Capixabas
Reserva Águia Branca, nas Montanhas Capixabas

Quando iniciamos a caminhada, vimos várias sakuras à beira do lago. Foi um pedido do senhor Aoki, antigo proprietário, que as cerejeiras permanecessem ali, para manter um pedacinho do Japão no Brasil.

Cerejeiras na Reserva Águia Branca
Cerejeiras na Reserva Águia Branca

A bióloga Aline nos propôs uma reconexão com a natureza, um despertar do olhar. No local, há duas trilhas, uma de 100 metros e outra de cerca de 5 km, optamos pela mais curta, que leva até uma pequena queda d’água. A área chega a uma altitude de 1280 metros, de onde é possível avistar o Pico do Forno Grande e alguns vales.

Pequena queda d’água na Reserva Águia Branca

Essa imersão nos permite atenção plena aos cinco sentidos: a visão, a audição, o paladar, o olfato e o tato. É um jeito de buscarmos a calma e o relaxamento, cada um à sua maneira, pois somos únicos, com nossa própria história e percepção sobre o que realmente importa.

 

O ar fresco e a imensidão da mata trazem muitos benefícios, como, por exemplo, a diminuição do cortisol, o principal hormônio causador do estresse, e da pressão arterial. Ao caminhar, faça cada gesto com intenção, sinta o cheiro das flores, ouça a sinfonia dos pássaros e perceba as cores. Tudo isso fortalece o sistema imunológico, melhora a sensação de bem-estar, gera boas vibrações e traz felicidade.

Observação das belezas da fauna e da flora

Na Reserva Águia Branca, há programas de educação ambiental, pesquisa científica, projetos culturais, avistamento de aves, além de hospedagem ecológica no Eco Lodge Natureza. Agende sua vivência aqui. Estudantes de Vargem Alta têm entrada gratuita.

 

Endereço: Rodovia ES-164 Km 303,5 – Vargem Alta 
Telefone:
 (27) 99942-0474

Site: www.reservaaguiabranca.com.br

Instagram: @reservaaguiabranca

 

Onde comer em Domingos Martins: Restaurante Grão da Terra

Quando a chef Rosi Reis diz na bio do Instagram que sua cozinha é brasileira, é a mais pura verdade! No Restaurante Grão da Terra, em Domingos Martins, a brasilidade está presente nos pratos, saladas, sobremesas e bebidas. Comi torresmo, feijão tropeiro, moqueca de banana (mas também havia a maravilhosa capixaba), arroz, costelinha, couve bem fininha, banana à milanesa e batata frita. Tudo preparado no fogão a lenha, com muito carinho, o que me trouxe uma memória afetiva absurda.

Culinária brasileira do Restaurante Grão da Terra, em Domingos Martins

Dos sucos especiais, experimentei o de laranja com morango e frutas vermelhas, mas antes tomei um dedinho de cachaça para abrir o apetite. O que mais gostei nas sobremesas foi o fato de não serem enjoativas. E não posso deixar de enaltecer o excelente atendimento do Arcilé, da Rosi e de toda a equipe.


Endereço:
Rodovia ES-164, Km 06 – Final da Rota do Lagarto

Funcionamento: almoço buffet livre acontece sexta, sábado e domingo, das 11 às 15h.

Telefone: (27) 99781-3851

Instagram: @graodaterra.restaurante

 

Apiário Florin 

Já pensou em conhecer de perto o universo das abelhas?

Aprendi bastante sobre esses insetos vitais para a nossa existência no Apiário Florin. O holândes Arno e a Neuzinha cuidam do local com muito amor e respeito, que funciona no sistema de Agricultura Familiar e produz mel 100% puro. É um passeio perfeito para quem gosta de Turismo de Experiência. E veja que interessante, com a vestimenta adequada, é possível realizar uma vivência com as abelhas – basta agendar antes pelo WhatsApp. Infelizmente, devido ao mau tempo, não pudemos fazê-la, mas, claro, eu não resisti e quis experimentar a roupa.

Roupa usada para vivência com abelhas no Apiário Florin
Roupa usada para vivência com abelhas no Apiário Florin

Em um só lugar, há um Meliponário (abelhas sem ferrão) e um Apiário (abelhas com ferrão). E eles vão além da produção, por lá, descobrimos curiosidades incríveis e, inclusive, vimos como funciona uma colmeia.

Como funciona uma colmeia - aprendizado no Apiário Florin
Como funciona uma colmeia – aprendizado no Apiário Florin

Quem quiser pode adquirir na lojinha produtos feitos com diferentes tipos de mel, como xarope, bebidas, doces, própolis, entre outros.

Loja do Apiário Florin, produtos com diferentes tipos de mel
Loja do Apiário Florin, produtos com diferentes tipos de mel

Funcionamento: de quinta a sexta-feira, das 9 às 17h
Endereço: Rodovia ES-165, Km 2,5 – Pedra Azul – Domingos Martins
Telefone: (27) 99768-3521
Site: www.florinexperience.com.br
Instagram: @apiarioflorin

 

China Park Eco Resort

Vivi dias inesquecíveis, comi pratos deliciosos e me aventurei nos atrativos do China Park Eco Resort. Com mais de 20 anos de história, o empreendimento possui a maior infraestrutura de hotel e lazer do Espírito Santo.

China Park Eco Resort

O quarto em que fiquei tinha uma cama de casal, duas de solteiro, um banheiro, frigobar, TV, ar-condicionado, guarda-roupa e sacada. Precisei subir um lance de escada, mas também havia uma rampa como opção.

Quarto espaçoso do China Park Eco Resort

Muita fartura! Lembro-me de só ter visto tantas opções de pratos e várias refeições diárias quando fiz um cruzeiro marítimo. E que sorte visitar o China Park durante as festas julinas. Dá para ter uma ideia de como comemos muito bem!

Muitas opções de pratos nas refeições do China Park Eco Resort

Como eles dizem, no hotel é férias o ano todo, porque os hóspedes podem se esbaldar nos atrativos de segunda a segunda (é sempre bom conferir no site se a atração fecha em algum dia da semana para manutenção). O que não falta é aventura: tirolesa, arvorismo, toboáguas, piscina e recreação. O teleférico nos leva até um mirante de 1.240 metros de altura, e é uma delícia percorrer seus 1,2 km de extensão passando sobre o lago, entre os chalés e ao lado de grandes árvores.

Hotel Fazenda China Park: excelente infraestrutura de hospedagem e atrativos

Quem adquire o pacote com pensão completa terá quatro refeições inclusas, com pratos deliciosos e uma grande variedade de opções. Os Pets são bem-vindos e se hospedam com a família. Para quem pretende realizar eventos, há auditórios com capacidade para 500 pessoas. O China Park já foi premiado pelo Melhores Destinos e Tripadvisor.

 

Endereço: Rodovia BR-262, Km 72, s/n – Victor Hugo.
Telefone: (27) 3441-9770 / 97601-4288
Site: www.hotelfazendachinapark.com.br/
E-mail: [email protected]
Instagram: @chinaparkeco

Festival de Inverno de Domingos Martins 

“Onde a montanha ecoa melodias do mundo”

A 30ª edição do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins aconteceu de 11 a 20 de julho, com várias apresentações de canção erudita e popular, além de oficinas. O público também pôde desfrutar de uma área coberta com diferentes opções gastronômicas. Na noite em que participamos, nos entregamos à beleza do jazz, deixando que cada acorde tocasse a alma.  

 

Segundo os organizadores, em 2025 a festa contou com 130 horas de música, sendo 40 horas apenas no Palco Livre. O evento recebeu cerca de 60 mil visitantes do Brasil e do mundo, que prestigiaram mais de mil artistas. Outras informações no site www.festivaldeinvernodm.com.br

Festival de Inverno de Domingos Martins
Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins

Dia 4 

  • Manhã livre no China Park Eco Resort – tirolesa e teleférico
  • Colha e Pague no Dom Douro Agroturismo
  • Serenata Italiana em Venda Nova do Imigrante

Dom Douro Agroturismo 

Você sabe o que é Agroturismo?

É quando unimos a valorização dos costumes locais da vida no campo à experiência dos turistas. Plantar ou colher alimentos é uma das formas de aprender sobre práticas sustentáveis e de contribuir para a geração de renda de quem vive da agricultura familiar. Durante a Press Trip nas Montanhas Capixabas, conheci o Dom Douro, que há quatro anos abriu suas portas para receber visitantes. Tive meu momento camponesa colhendo morangos orgânicos. Além das estufas, há uma plantação de hortaliças na qual as pessoas também podem colher.

Colheita de morango no Dom Douro Agroturismo
Colheita de morango no Dom Douro Agroturismo

O esquema é de “Colha e Pague”, sendo R$ 40,00 o quilo. E, caso queira levar o sabor do campo para casa, há uma lojinha com geleia, licor, cachaça, doces de fabricação própria e de outros produtores da região.

Geleia de morango feita no Dom Douro Agroturismo
Geleia de morango do Dom Douro Agroturismo

Endereço: Estrada do China Park, km 2,5 – Domingos Martins

Funcionamento: as visitas acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h, mas, caso queira ir com um grupo na segunda-feira, entre em contato para agendamento.
Telefone: (27) 99636-3636
Instagram: @dom.douro

 

Serenata Italiana em Venda Nova do Imigrante 

Os municípios que encantam as Montanhas Capixabas mantêm em seus calendários diversas atrações e festas tradicionais. Durante a minha viagem, pude prestigiar a famosa Serenata Italiana, que antecedeu a 49ª Festa da Polenta realizada nos dois primeiros fins de semana de outubro, em Venda Nova do Imigrante. O evento contou com almoço, missa, apresentações culturais, cantarola, eleição da rainha e das princesas, além de shows da dupla Israel & Rodolffo e Zé Ramalho, entre outros artistas. Mais informações no telefone (28) 99918-2112 ou no Instagram @festadapolenta.

 

Agora, falando sobre a Serenata Italiana, ela é um encontro de gerações que celebram, juntas, as tradições e a memória afetiva do povo da região. Vestidos com trajes típicos, os seresteiros colocam o embornal a tiracolo, com garrafas de vinho e lanchinhos, e partem de quatro bairros: Tapera, Providência, Bananeiras e Lavrinhas. Pelo caminho, entoam canções da Itália que ressoam pelas ruas, acompanhando tratores e os famosos “polentas móveis”, veículos adaptados e emplacados onde polenta, linguiça e queijo são preparados na hora. Entre músicas, sabores e sorrisos, comida e bebida são compartilhadas, criando um clima de euforia e pertencimento.

 

Quando si pianta la bella polenta. La bella polenta si pianta così. Si pianta così, si pianta così. Oh, oh, oh“, de Ragazzi dei Monti… a canção La Bella Polenta marcou este momento, e guardaremos para sempre em nossos corações.

 

O encerramento fica no “Polentão”, o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, onde a celebração se despede com gostinho de quero mais, afinal é uma prévia da Festa da Polenta, que ocorrerá no segundo semestre.

 

Dia 5

  • Visita ao Grande Buda, em Ibiraçu
  • Almoço no Restaurante Petiscos das Meninas, em Serra
  • Aeroporto de Vitória – retorno a São Paulo

Grande Buda de Ibiraçu

Entre uma curva e outra da BR-101, eis que surge uma estátua gigante. Ao passar pelo Portal Torii (portão a portão), que simboliza o diálogo entre as culturas ocidental e oriental, encontrei-me diante do Grande Buda, que repousa em Ibiraçu, no Espírito Santo.

Grande Buda de Ibiraçu
Grande Buda de Ibiraçu

Já se sente a tranquilidade nos detalhes, no jardim cuidado com muito capricho e na beleza da contemplação. Conforme me aproximava, sua grandiosidade se revelava – são 35 metros de altura, o que o torna o maior do Ocidente. Ao seu lado, quinze pequenos budas representam o elo na corrente da sabedoria.

Quinze pequenos budas – elo na corrente da sabedoria

O Buda, que pesa cerca de 350 toneladas, foi erguido entre 2018 e 2020 e inaugurado em 2021. No complexo, há a Escola Oficina de Cerâmica Kanzeon, uma loja de souvenires e um restaurante.

A área é mantida pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem
A área do Grande Buda é mantida pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem

O local é uma área de proteção ambiental mantida pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem e ecoa respeito e reconexão, um convite a respirar fundo, agradecer e buscar a paz interior com presença, humildade e entrega.

Reconexão e respeito em busca da paz interior
Reconexão e respeito em busca da paz interior

Visitação: gratuita

Atendimento da secretaria: segunda a sexta, das 7 às 11h e das 12 às 15h

Endereço: BR-101 Km 217, s/n

Telefone: (27) 99721-2930

Site: www.mosteirozen.com.br

Instagram: @mosteirozen

Onde comer em Serra, no Espírito Santo

Restaurante Petiscos das Meninas

Quando um lugar leva a praia para dentro da gastronomia não apenas no cardápio, mas também nos detalhes, o acerto é imediato! Essa história começou em 2010, quando Ariele e Marina reuniram sonhos, economias e coragem para iniciar o primeiro negócio a bordo de um Corsinha 1997, munidas de um kit cachorro-quente e do apoio generoso dos amigos: Marcos, Tierry, Mirela, Zé, Marieta e Fábio. Houve a fase  do trailer laranja, os desafios e os percalços inevitáveis, mas nunca a desistência. Até que surgiu o terreno onde nasceria o Restaurante Petiscos das Meninas. Um novo capítulo foi escrito em 2024, com o convite de Dona Elba para dar continuidade à jornada do Maria Mariana, em Manguinhos. Hoje, a Família Petisqueira cresceu e conta também com Thaísa, Bernardo e Bento, uma equipe que nos recebe com muita gentileza, simpatia e aquela hospitalidade que faz a gente se sentir em casa.

Restaurante Petiscos das Meninas: comida gostosa e vibe boa

Adorei a vibe boa e a comida deliciosa do Restaurante Petiscos das Meninas. O pessoal que comeu a moqueca capixaba e o camarão na moranga adorou.  Moqueca Capixaba no Restaurante Petiscos das Meninas

Moqueca Capixaba no Restaurante Petiscos das Meninas

Os petiscos estavam sequinhos e saborosos, do jeitinho que eu gosto.

Onde comer em Serra (ES): Restaurante Petiscos das Meninas
Onde comer em Serra (ES): Restaurante Petiscos das Meninas

Ainda deu tempo de conhecer a Praia de Manguinhos, ouvir música ao vivo e brindar à vida! 

Praia de Manguinhos, em Serra
Praia de Manguinhos, em Serra

Funcionamento: sexta e sábado, das 10 às 23h. Domingo, das 10h às 17h.

Telefone: (27) 99998-3223

Instagram: @petiscosdasmeninas

 

Agradeço mais uma vez a todas as pessoas e parceiros que tornaram possíveis essas  experiências tão especiais. Deixo também meu muito obrigada aos jornalistas e influenciadores que caminharam comigo nessa jornada: a Bia, do @biapelorio, a Bruna, do @gordinhadealma, a Bruna e o Luiz, do @prazerporviajar, a Carol, do @pilhando, o Gabriel, do @ihcarioquei, o Marcello, do @marcello_fontes, o Marcos, do @pelorioepelomundo, a Mariana, do @mariqguimaraes e a Sylvia, do @viajaresimples.

 

E a você que chegou até aqui, fica o convite: Vá, Viaje e permita-se viver as maravilhas que descrevi neste post O que fazer nas Montanhas Capixabas, onde ficar e passeios!


Todas as indicações deste post, muitas delas feitas em parceria, refletem minha percepção e vivência, e também o que acredito e me motiva: inspirar mais pessoas a viajarem, fornecer informações que facilitem suas vidas como viajante e compartilhar dicas reais sobre os lugares que tenho o privilégio de conhecer.

 

Sou paulistana, vejo no mundo um quintal, aprendo e vivencio cada vez mais a brasilidade. Jornalista, apresentadora e viajante, decidi unir a formação em Comunicação a minha paixão por experiências em viagem, e compartilhar conteúdo que conecte pessoas, sonhos e muitas histórias. Assim como eu, deseja conhecer vários lugares? Então, inspire-se: Vá, Viaje!
Post criado 23

4 comentários em “O que fazer nas Montanhas Capixabas, onde ficar e passeios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo